Gestão 3.0: Melhore sua liderança!

 

A liderança em uma empresa é um ponto de coesão na realização de negócios. E se você está interessado neste texto, é porque se preocupa com a performance do seu time, o que demonstra uma qualidade admirável em um líder. Saiba que isso tem tudo a ver com a chamada Gestão 3.0.


Gestão 3.0


O conceito de Gestão 3.0 apareceu com Jurgen Appelo, autor do livro Management 3.0 e gestor de empresas de tecnologia que falharam por problemas na administração.
Em seu texto “What Management 3.0 is About”, ele define a Gestão 3.0 como “uma mentalidade de mudança contínua, combinada com jogos, ferramentas e práticas para ajudar qualquer funcionário a gerenciar uma empresa. É uma maneira de ver os sistemas de trabalho. Assim sendo, a gestão 3.0 segue a ideia de que 95% do desempenho da empresa é fruto do todo e não de um único indivíduo, ela examina e analisa como esse sistema pode encontrar as soluções certas para melhorar a liderança nas organizações”.
Com essa definição, você precisa de uma gestão ágil em negócios, gestão ágil é um modelo de gestão que se utiliza de um conjunto de técnicas e metodologias para tornar o ambiente de uma organização o mais livre possível. É focado na autonomia e na auto-organização das equipes, principalmente.
Por isso, considera-se que a Gestão 3.0 é uma abordagem ágil. Com a diferença de que um está focado em entregar projetos, e outro foca no crescimento da organização e das pessoas.
E no mundo real? A Gestão 3.0 depende do exercício da liderança na empresa. Portanto, uma boa forma é colocar em prática os pilares dessa gestão.

Pilares da gestão 3.0


A gestão 3.0 é baseado em 6 pilares: energizar pessoas, empoderar equipes, alinhar limitações, desenvolver competências, crescer a estrutura e melhorar tudo. A liderança na empresa será fundamental para colocá-los para funcionar.

Energizar pessoas


Inegavelmente, as pessoas são a parte mais importante da empresa. É uma tarefa fundamental da liderança no negócio. Profissionais precisam estar motivados, engajados, ativos e dispostos. Para tanto, é preciso criar um ambiente criativo e aplicar os motivadores: curiosidade, honra, aceitação, maestria, poder, liberdade, relacionamento, ordem, objetivo e status.

Empoderar equipes


Equipes se sentem empoderadas quando podem atuar com liberdade, desenvolvendo sua capacidade de autogestão. Para isso, o gestor de um escritório deve delegar atividades e dar confiança para elas. Essa delegação deve ser feita de forma equilibrada, considerando a maturidade do time e o tipo de decisões que serão tomadas.

Alinhar limitações


As limitações em uma empresa podem se referir aos seus objetivos e a seus valores. Somente o engajamento do time não é suficiente. A liderança no negócio deve definir as metas, bem como o prazo para alcançá-las e seu encaixe no propósito da sua empresa. Além disso, por meio da missão, da visão e dos valores da empresa, os profissionais conseguem se guiar nas suas ações. Em resumo é a melhor forma de criar e consolidar a cultura organizacional.

Desenvolver competências


A execução do bom trabalho de uma equipe empoderada demanda capacidade e conhecimento. Por isso, a liderança na empresa na Gestão 3.0 deve saber quais os comportamentos das suas equipes (todas as áreas). Para tanto, é preciso realizar reuniões produtivas e melhorar os feedbacks.
Um time que recebe uma avaliação tem um propósito e vê abertura em diálogo. Isso é fundamental para desenvolver competências e ter sugestões. Além do feedback direcionado para os times, a gestão 3.0 fomenta o chamado Feedback Wrap: explique o contexto, faça uma lista com observações, expresse seus sentimentos, e explique o valor, e ofereça sugestões primordialmente.
Assim, fica uma forma de criar um ambiente de aprendizado contínuo.

Crescer o negócio


Sem dúvidas, o crescimento é um desejo de todos os profissionais. Apesar de não ser possível controlar fatores externos, como acontecimentos políticos e econômicos que podem ditar tendências de crescimento, a liderança na empresa repensar a estrutura física e organizacional quanto ao pessoal.
Em outras palavras, é contratar conforme os objetivos, delimitando bem o papel de cada profissional. Isso cria um ambiente de trabalho colaborativo e consciente.

Melhorar tudo


A gestão 3.0 é um tipo de metodologia que utiliza os erros como parte do processo de melhoria contínua. Às vezes, para fazer crescer o negócio, é preciso voltar alguns passos. Em outras palavras, para conduzir uma mudança, é preciso fazer com que a estagnação incomode. Logo, isso tornará os movimentos de melhoria mais naturais.
A liderança na empresa tem também esse papel de gerenciar a equipe de maneira criativa para a melhoria contínua. Sendo assim, cultivar a diversidade, confiar nas práticas da gestão 3.0, otimizar mudanças são algumas práticas neste sentido.

Benefícios dessa gestão para a liderança


A gestão 3.0 é uma série de práticas voltadas para a autonomia das equipes. Se elas possuem capacidade e motivação para agir, podem trazer uma série de benefícios para o negócio. Mas isso depende diretamente da atuação da liderança. Se isso acontecer, será possível notar:
• Engajamento das equipes, o que tornará o crescimento natural;
• Tarefas bem delimitadas, o que evitará a sobrecarga e contribuirá para um fluxo de trabalho otimizado;
• Negócio dinâmico, com capacidade de mudar comportamentos diante das situações que o mercado impõe.
Por ser focado na autonomia das equipes, a gestão 3.0 pode ser facilitada com o uso de ferramentas que contribuem com sua organização e produtividade. Por exemplo, um software com funcionalidades como timesheet, workflow e relatórios que otimizam toda a gestão.
Por fim, a liderança deve estar sempre antenada às novas possibilidades de gestão. Assim, poderá fazer com que o negócio cresça de forma sustentável, com profissionais engajados, como defende a gestão 3.0. E a tecnologia é uma grande aliada para isso.

Veja como podemos ajuda-lo nisso, podemos discutir melhor sobre a gestão 3.0 alinhada à sua realidade!

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