Quando perguntam o que é BPO? O que você responde?

 

Quando perguntam o que é BPO? A resposta vem de forma simplificada: é a terceirização. Não é tão simples assim a definição desse termo, que é cada vez mais frequente no mundo corporativo. Tanto entre grandes, médias e pequenas empresas e até microempresas.

BPO vem de uma sigla em inglês, que significa Business Process Outsourcing – traduzido, significa Terceirização de Processos de Negócios.

Como já dito anteriormente, apesar de ter esse conceito no nome, BPO vai além da terceirização.

Na prática, significa deixar sob a tutela de empresas terceirizadas alguns processos da empresa, que não façam parte da função principal da empresa, ou seja, o core business.

Então, vamos exemplificar. Uma empresa de marketing digital não vai terceirizar as suas ações de criação. Já o departamento de Tecnologia da Informação, por exemplo, pode ser conduzido por uma empresa de natureza tecnológica que preste esses serviços. Em linhas gerais, é essa proposta que norteia o BPO.

Vantagem?

Levando em conta que o BPO está presente nas maiores companhias do mundo, claro que a resposta a essa questão tende a ser positiva. Com a terceirização proposta pela BPO, é possível acelerar e dar mais eficiência em determinados processos da empresa – sanando problemas, melhorando a qualidade e trazendo benefícios financeiros.

Um ponto central das ações do BPO está na etapa inicial de análise.

Vamos considerar a prestação de serviços oferecida pela solução da FPrime.

Ao contratar esse serviço, uma equipe vai cuidar da compreensão detalhada de cada movimentação interna. A partir desse pleno conhecimento, sejam tomadas as atitudes.

Sendo assim, mais que simplesmente terceirizar, uma equipe, com o uso de tecnologia, vai ficar totalmente focada nos assuntos financeiros.

Utilizamos aqui o exemplo do departamento financeiro, mas é muito com a aparição de cases de BPO nas áreas de tecnologia da informação, jurídica, entre outras.

De início, como propõe o conceito de BPO, ao terceirizar setores auxiliares de uma empresa, essa ação proporciona à companhia mais tempo e tranquilidade para focar em seu core business.

Quando há uma equipe cuidando desses outros departamentos, a atenção total passa a ser às atividades centrais – o que colabora com o crescimento do negócio.

O BPO agrega uma equipe completa, terceirizada, à total disposição da sua companhia. Essa medida costuma render menos gastos com equipe interna, contratação e treinamento de funcionários.

A economia também aparece em questões como atualização de processos e legislação, além de equipamentos e softwares.

Por falar em software, a presença do BPO em uma empresa traz consigo novidades em tecnologia e inovação.

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